A GloboNews apresentou nesta segunda-feira (8) sua nova identidade visual ao mercado publicitário. O evento, que contou com a presença do TV Pop, foi realizado no Museu da Casa Brasileira, em São Paulo. Além da logomarca, as vinhetas de todos os telejornais e programas foram reformuladas com o objetivo de fortalecer os principais atributos do canal, acompanhando as mudanças na maneira de consumir notícia e as transformações que acontecem no mundo. A estreia do novo grafismo será no dia 15 de agosto.
“O nosso desafio é dar protagonismo à informação. Trabalhamos uma programação visual que fortaleça ainda mais o jornalismo, nossos repórteres, comentaristas e as nossas coberturas”, disse Daniela Mignani, diretora de canais pagos não esportivos da Globo. O conjunto de elementos gráficos vai trazer mais leveza, dinamismo, proximidade e movimento para a marca GloboNews, com um tom de vermelho mais claro e mudanças na tipografia.
A palavra news da logomarca ganha letras minúsculas e uma fonte arredondada, como a de outros canais e produtos, para ficar mais próxima dessa nova Globo e, ao mesmo tempo, mais adequada para as redes sociais e plataformas digitais. As tarjas informativas passam a ter tonalidades mais suaves, nas cores vermelho, cinza escuro e cinza claro. A novidade fica por conta do amarelo, incluído na nova paleta. Os detalhes das mudanças no visual do canal de notícias da Globo foram adiantados pelo TV Pop no mês passado.
“Também foi criado um sistema de padronagens gráficas para trazer mais personalidade para cada um dos programas do canal”, explicou o canal de notícias em comunicado divulgado à imprensa. “Desde 2010, a identidade visual da GloboNews não passava por uma mudança completa. O projeto está muito bonito, elegante, moderno e, claro, a serviço da informação”, ressalta Miguel Athayde, diretor da GloboNews.
De acordo com a GloboNews, a mudança no visual reflete o conteúdo do canal, “que acompanha a diversidade e a pluralidade da sociedade, buscando, através da informação, produzir conhecimento e gerar diálogos que contribuam para a evolução social”. “A marca está mais simples, com um desenho bem mais clean e objetivo. Além de manter a seriedade e a credibilidade, trabalhamos atributos como a humanização e a informalidade, que também fazem parte do posicionamento da GloboNews”, disse Ricardo Moyano, diretor de Criação da Globo.
Manzar Feres, diretora de Negócios Integrados em Publicidade da Globo, abriu o evento de lançamento dando boas-vindas aos convidados e lembrando a importância do papel do jornalismo em ano eleitoral. “Não vamos nos afastar de lutar todos os dias pela verdade e pela informação. Vamos combater as fake news e vamos promover as conversas que o brasileiro precisa ter”, explicou.
Na sequência, Natuza Nery comandou um Papo de Política exclusivo com Andréia Sadi, Julia Duailibi e Flávia Oliveira, onde as jornalistas fizeram uma análise do cenário político e econômico do país e falaram sobre a expectativa para as eleições deste ano, que ganhará a maior cobertura histórica da GloboNews. Ao final do evento, a cantora Teresa Cristina fechou o evento, com um pocket show para os convidados.
Confira o institucional exibido no evento de de lançamento da nova marca da GloboNews: