Em mais um capítulo de sua dança das cadeiras, a GloboNews decidiu promover a comentarista Mônica Waldvogel. Depois de 12 anos atuando apenas como analista de política e apresentadora do Entre Aspas, programa de entrevistas extinto no início de 2020, a jornalista voltará a atuar como âncora de um telejornal diário: ela foi escolhida para cobrir o período de férias de Aline Midlej no Jornal das 10 e estará a frente do principal jornalístico do canal de notícias por uma semana, já a partir desta segunda-feira (8).
A reportagem do TV Pop apurou que a promoção de Mônica acontecerá justamente pela falta de profissionais qualificados para o posto. Com a aproximação das eleições, a emissora optou por dar férias para a maior parte de seus apresentadores, com o intuito de ter o seu casting original preservado durante o auge da cobertura eleitoral, entre setembro e outubro. Diante disso, quase todos os substitutos habituais de Aline Midlej — assim como a própria — estão de férias ou gozando de folgas acumuladas, como Leila Sterenberg, Lilian Ribeiro, Marina Franceschini e Erick Bang.
Até então, a política em casos como era esse era remanejar apresentadores de outros telejornais para tapar o buraco na bancada do Jornal das 10. No entanto, a cobertura eleitoral também foi a responsável pela manutenção dos âncoras em seus respectivos horários: a direção da GloboNews optou por não fazer modificações em outros horários justamente para não causar estranhamento entre os telespectadores, muito por conta da grande quantidade de mudanças promovidas em um curto período de tempo.
Mônica Waldvogel não apresentava um telejornal diário desde 2010, ano em que deixou de fazer parte do grupo de plantonistas do Jornal GloboNews, até então chamado de Em Cima da Hora. A sua última passagem regular por uma bancada foi entre 2006 e 2008, como âncora do bloco paulistano do Jornal das 10. No mesmo ano, ela foi escolhida para suceder Maria Beltrão no comando do Entre Aspas (2006-2020). Com o encerramento do programa de entrevistas, ela passou a atuar apenas como comentarista de política, integrando o elenco fixo do Em Pauta.
Jornalista experiente, Mônica já esteve em praticamente todos os telejornais da Globo: ela atuou como repórter do Bom Dia Brasil, foi âncora titular do Jornal da Globo, Jornal Hoje e Bom dia São Paulo e até fez parte do rodízio de apresentadores do Jornal Nacional aos finais de semana e feriados durante três anos, entre 1996 e 1999. Entre 2002 e 2012, a jornalista também se dedicou ao entretenimento, comandando o Saia Justa, do GNT. Ela é contratada da GloboNews desde 2006, quando voltou para a líder de audiência após uma passagem de dois anos pelo SBT.