Autor de novelas de sucesso da Globo, Walcyr Carrasco está com os trabalhos adiantados para Terra Vermelha, sua próxima trama na faixa das 21h. Na semana passada, o escritor esteve com o diretor artístico, Luiz Henrique Rios, no Mato Grosso do Sul, para definirem detalhes da ambientação da história, que se passará numa cidade fictícia. O título, que ainda é provisório, é uma referência ao solo do local, que é rico em minerais.
De acordo com informações da coluna da jornalista Patricia Kogut, de O Globo, os primeiros nomes do elenco de Terra Vermelha começarão a ser escalados pela equipe na próxima semana. A previsão de estreia é para maio de 2023, depois de Travessia, de Gloria Perez, que vai substituir Pantanal no horário nobre. A última novela de Walcyr foi A Dona do Pedaço (2019), que ele emendou com Verdades Secretas 2 (2021), do Globoplay, que ganhará uma versão exclusiva na Globo a partir de 30 de agosto.
A primeira novela de Walcyr Carrasco na Globo foi O Cravo e a Rosa (2000), atualmente em reprise no começo das tardes. Na sequência, ele escreveu diversos trabalhos, como A Padroeira (2001) e Chocolate com Pimenta (2003), cotada para substituir a edição especial da trama de Catarina e Petruchio. O novelista ainda emplacou Alma Gêmea (2005), Sete Pecados (2007), Caras & Bocas (2009), Morde & Assopra (2011), Amor à Vida (2013), Verdades Secretas (2015), Êta Mundo Bom! (2016), O Outro Lado do Paraíso (2017) e A Dona do Pedaço (2019).
Globo estuda Chocolate com Pimenta no lugar de O Cravo e a Rosa
A Globo já está definindo qual novela vai substituir O Cravo e a Rosa (2000) no começo das tardes da emissora. Segundo informações publicadas nesta quinta-feira (11), Chocolate com Pimenta (2003) é a trama apontada nos bastidores do canal como forte candidata a ocupar o horário dedicado às reprises de folhetins que foram originalmente produzidos para as faixas das seis e da sete. Será a quarta reprise da novela de Walcyr Carrasco –a história esteve em cartaz no Vale a Pena Ver de Novo em 2006 e 2012. Em 2021, foi exibida no canal Viva.
De acordo com a colunista Carla Bittencourt, do Notícias da TV, a reapresentação especial de Chocolate com Pimenta deverá servir como um “esquenta” para o retorno de Walcyr ao horário das 21h, em 2023, com a novela inédita que tem título provisório de Terra Vermelha. A trama está prevista para substituir Travessia, de Gloria Perez, a partir de abril. A Globo ficou animada com os índices de audiência alcançados por O Cravo e a Rosa e decidiu apostar em outro folhetim do novelista. Outra trama do escritor cotada para o horário foi Caras e Bocas (2009).
A Globo também cogitou a reprise de Cabocla (2004), de Benedito Ruy Barbosa, que nunca foi reprisada na TV aberta, para aproveitar o apelo rural que está em alta por causa da novela Pantanal. No entanto, a direção da rede preferiu não arriscar perder novamente a liderança no horário para a Record e decidiu continuar apostando em folhetins com apelo de humor na faixa de reprises especiais. O Cravo e a Rosa tem até o momento média geral de 13,6 pontos na região metropolitana de São Paulo, índice que surpreendeu até mesmo os diretores mais otimistas da Globo.