A Globo exibirá no Cinemaço de hoje (14) o filme O Último dos Moicanos. Lançado em 1992, o longa é protagonizado por Daniel Day-Lewis, Madeleine Stowel, Russell Means, Steven Waddington, Jodhi May, Eric Schweig. A produção vai ao ar por volta da 1h30, pelo horário de Brasília, logo após o Domingo Maior.
O filme conta a história de 1757 durante a Guerra Franco-Indígena (parte da Guerra dos Sete Anos) nas montanhas de Adirondack no que era então a colônia britânica de Nova York. Três homens estão viajando para o oeste para encontrar um novo lar. O mais velho é Chingachgook, o último chefe da tribo dos moicanos. Com ele, estão seu filho Uncas e um filho adotivo, um homem branco chamado Nathaniel Poe, que também atende pelo nome de Nathaniel Hawkeye.
Enquanto isso, o major Duncan Heyward, do exército britânico, chegou em Albany. Ele foi enviado para servir o coronel Edmund Munro, o comandante do forte William Henry, no Lago George, um ponto importante da defesa de Nova Iorque contra os franceses no Canadá. A Heyward, também foi dada a tarefa de escoltar as duas filhas do coronel, Cora e Alice, até o forte onde seu pai está no comando. Ele é um amigo da família, e pede Cora em casamento antes de sair. Ela não lhe dá uma resposta.
O major Heyward, as duas mulheres e uma tropa de soldados britânicos, em seguida, marcham pelo campo direto para o forte. Eles são liderados por um único guia, Magua, um guerreiro da tribo Huron. Inesperadamente, Magua conduz o grupo a uma emboscada, onde todos são mortos exceto Heyward, as mulheres e dois soldados feridos (que provavelmente voltaram a Albany a pé, pois não teriam condição de irem ao norte). A luta, no entanto, é interrompida pela chegada de Chingachgook e seus filhos, que matam os guerreiros inimigos mas permitem que Magua fuja.