A Globo exibirá na Sessão da Tarde desta segunda-feira (22) o filme Malasartes e o Duelo Com a Morte. Lançado em 2017, o longa-metragem é estrelado por Júlio Andrade; Jesuíta Barbosa; Leandro Hassum; Isis Valverde. A direção foi feita por Paulo Morelli. O filme vai ao ar após O Cravo e a Rosa, às 15h30.
O filme conta a história do interior do Brasil, onde o malandro Pedro Malasartes vive de pequenas trapaças e está sempre se safando das situações, mesmo as criadas por ele. Mas terá que enfrentar dois grandes inimigos: o temido Próspero, que fará de tudo para impedir que sua irmã Áurea namore um sujeito como ele, e a própria Morte encarnada, que quer tirar férias e enganar Malasartes. Ele ainda terá que lidar com a bruxa Cortadeira (responsável por tecer os fios da vida) e Esculápio, o atrapalhado assistente da Morte. Agora, com personagens deste e do outro mundo se unindo contra ele, Malasartes terá que usar de toda a sua esperteza para sair ileso dessa confusão.
Inicialmente o roteiro tinha sido escrito para um projeto de série de TV no fim dos anos 1980, mas que acabou engavetada por não existir a tecnologia necessária na época. A história se transformou num filme lançado em 2017. É o filme brasileiro com mais efeitos especiais da história, sendo que quase a metade dele foi feito com o auxílio de computação. Do orçamento total de R$ 9,5 milhões, cerca de R$ 4,5 milhões foram investidos em efeitos especiais.
As filmagens só foram realizadas em 2015, entre Jaguariúna, interior de São Paulo, e os estúdios da produtora 02, na capital paulista. Foram necessários dois anos de pós-produção até o longa ficar pronto e envolveu mais de 100 profissionais.