Duas semanas após a estreia da novela Mar do Sertão, a segunda fase se inicia. Dez anos irão se passar e o personagem de Sergio Guizé (Zé Paulino) voltará para a trama como José Mendes. Muitas coisas vão mudar para o homem que foi dado como morto. O rival de Tertulinho enriquerá e aparecerá com uma aparência muito diferente pelos anos que se passaram.
Apesar de tudo que mudou no período, o amor do vaqueiro por Candoca (Isadora Cruz) continuará o mesmo e ele voltará pronto para reconquistar a amada. O homem planejará fazer vingança ao lado de Maruan (Pedro Lamin), que vem de uma longa linhagem de milionários do petróleo. Além do apoio do amigo, ele contará com a ajuda de Laura (Eli Ferreira), sua funcionária.
A jovem será a primeira a pisar em Canta Pedra e irá procurar o Coronel Tertúlio (José de Abreu) na tentativa de investir na região e afirmará que um grupo pretende fazer altas aplicações no local. Laura também revelará o interesse em comprar as terras de Timbó (Enrique Diaz), para espanto do Coronel.
Apesar do foco nos negócios do antigo Zé Paulino em Mar do Sertão, José Mendes chegará em Canta Pedra e baterá de frente com Candoca. Ele irá até o cânion onde costumava ver o nascer e o pôr do sol com a ex-mulher, e logo depois ela também aparece no local. Depois de tantos anos, tempo em que José guardou tanta mágoa, e que a professora acreditou que ele estava morto, os dois finalmente terão a chance de começar a acertar as contas.