Correspondente da Globo em Londres, a jornalista Cecilia Malan interrompeu suas férias no Brasil para trabalhar na cobertura da morte da rainha Elizabeth II (1926-2022). Nesta sexta-feira (9), a jornalista participou ao vivo do Encontro com Patricia Poeta apenas algumas horas depois de voltar correndo para a capital do Reino Unido. “Conto que eu interrompi minhas férias aí no Brasil, pulei no primeiro avião para cá. Impossível não estar aqui para testemunhar e acompanhar essa imensa ruptura na vida dos britânicos. A falta que essa presença constante, calma e graciosa, fará”, disse ela no matinal que também é comandado por Manoel Soares.
Na ferramenta Stories de uma rede social de fotos, Cecilia anunciou que estava voltando para a cidade onde vive. “Férias interrompidas por razões óbvias. Se tudo der certo, vejo vocês já, já”, escreveu ela na legenda de uma publicação. Além de Cecilia Malan, também estão trabalhando na cobertura da morte da rainha Elizabeth II na Europa os repórteres Felippe Coaglio, Rodrigo Carvalho, Murilo Salviano e Pedro Vedova.
Elizabeth Alexandra Mary, popularmente conhecida como a Rainha Elizabeth II do Reino Unido, morreu na tarde de quinta-feira (8), aos 96 anos. A monarca teve o segundo reinado mais longo de toda a história mundial. Foram mais de sete décadas no trono, sendo superada apenas por Luís XIV (1638-1715), que comandou a França durante mais de 72 anos, entre os meses de maio de 1643 e setembro de 1715. Casada durante 73 anos com Philip Mountbatten (1921-2021), ela deixa quatro filhos: os príncipes Charles, Andrew e Edward e a princesa Anne.
A saúde da Rainha Elizabeth II já era mais delicada há alguns meses, culminando no cancelamento ou na mudança de rito de diversos eventos oficiais. Na manhã de quinta-feira (8), o Palácio de Buckingham afirmou oficialmente que a monarca estava sob supervisão médica no palácio de Balmoral, na Escócia, onde estava de férias há alguns dias. De maneira imediata, todos seus filhos, além de um de seus netos, se deslocaram para o local. O anúncio, considerado incomum, já havia causado preocupação entre súditos e autoridades.
O anúncio da morte da Rainha Elizabeth II foi feito pelas redes sociais. “A rainha morreu pacificamente em Balmoral esta tarde. O rei e a rainha consorte permanecerão em Balmoral esta noite e retornarão a Londres amanhã”, informou a Casa Real britânica no Twitter. O site oficial da família real também divulgou a mesma mensagem. “O site oficial da Família Real está temporariamente indisponível enquanto as alterações apropriadas são feitas”, diz o texto no rodapé da página.
Com a morte da Rainha, o trono britânico tende a ser assumido por Charles Philip Arthur George. Filho de Elizabeth com Philip, ele nasceu em 1948 e, depois da morte do pai em abril de 2021, já tinha herdado também o título de Duque de Edimburgo. Casado desde 2005 com Camilla Shand, Charles ganhou notoriedade mundialmente durante o seu conturbado casamento com Diana Spencer (1961-1997), entre os anos de 1981 e 1996. Aos 73 anos, ele já era o Príncipe de Gales –título dado para herdeiros diretos do trono.