A Record criou um protocolo antibaixaria para evitar que participantes de A Fazenda 14 entrem em vias de fato no confinamento do reality show. Antes da estreia da nova temporada, o canal paulista montou uma série de orientações por medo que as discussões e brigas acabem em agressões graves. O medo é de que a imagem do programa apresentado por Adriane Galisteu fique prejudicada junto ao mercado publicitário.
De acordo com informações do colunista Gabriel Vaquer, do Notícias da TV, as novas regras foram elaboradas após a direção do canal ter perdido o controle sob os participantes do Power Couple Brasil 6, transmitido no primeiro semestre. Na ocasião, seguranças entraram na casa durante uma briga entre Hadson Nery e Matheus Sampaio. Eles ficaram de plantão para evitar uma pancadaria generalizada entre os competidores.
Na última terça-feira (20), as novas diretrizes foram aplicadas em um desentendimento entre Tiago Ramos e Shayan Haghbin após a formação da primeira roça da edição. O clima esquentou entre os peões e a produção precisou interferir. “Se separem agora”, disse uma voz. Segundo a publicação, um dos protocolos é exatamente essa ordem para que os brigões se separem imediatamente durante uma discussão acalorada.
Em caso de descumprimento do primeiro pedido, está previsto que os seguranças da Record entrem no confinamento, assim como aconteceu no reality de casais. A transmissão do sinal 24h disponível no PlayPlus será cortada até que os ânimos se acalmem. Mas em caso algum peão continuar exaltado, ele será retirado do convívio com os outros participantes e levado para uma conversa com produtores, direção e uma psicóloga.
As regras de A Fazenda 14 ainda preveem que, em caso de agressão, a punição continua sendo a expulsão imediata do programa –o infrator perde o cachê de R$ 80 mil pela participação na atração e qualquer outro prêmio, seja em dinheiro ou não, que tenha ganhado durante as disputas do programa. O medo do canal do bispo Edir Macedo é que o reality tenha imagem prejudicada como aconteceu em 2013, por causadas brigas de Andressa Urach e outros competidores. Apesar de ser uma das temporadas que mais marcaram o público, os anunciantes se afastaram do formato depois daquele ano.