A Band estreia nesta terça-feira (27), às 22h45, a nova temporada de Minha Receita, sob o comando do chef Erick Jacquin. Depois de explorar os pratos mais queridos da cozinha brasileira no ano passado, agora Erick Jacquin vai conhecer os sabores e as histórias da gastronomia migratória espalhada por cada canto do Brasil. “Nosso objetivo é conhecer ainda mais esse país continental que é o Brasil e que tem a capacidade de guardar o mundo inteiro dentro de si”, afirma o chef francês que mora no Brasil desde 1994.
Com a ajuda de uma equipe de repórteres espalhada por todo o país, Jacquin vai descobrir diferentes culturas, conhecendo outros países através da culinária. O programa também vai trazer a origem, as tradições e como cada uma dessas receitas se adaptou à cultura gastronômica brasileira e seus ingredientes. “Vamos em busca das melhores receitas e histórias, mas também descobrindo pratos mais inusitados”, adianta o chef de cozinha.
A atração vai contar a origem dessas receitas e entender como essas tradições se adaptaram tão bem à gastronomia brasileira. Ao final, após experimentar, comentar e escolher os seus quitutes preferidos, Erick Jacquin compartilha com a audiência o preparo de uma releitura sua de algum prato daquela cultura. O primeiro dos 10 episódios irá apresentar a culinária italiana, que devido à sua simplicidade, sabor e popularidade, conseguiu ser adaptada em vários cantos do planeta.
A Seara é a cotista master do Minha Receita. Presente há mais de 60 anos nos lares brasileiros, a marca também traz ao público, que cada vez mais se interessa por gastronomia, conteúdos inéditos surpreendentes e inovadores através do hub Minha Receita Seara como parte de seu projeto em parceria com a Band. O público pode baixar as receitas e acompanhar todas as novidades relacionadas ao programa em www.minhareceita.com.br.
Os repórteres de Minha Receita
Edson Leite
Chef de cozinha e assistente social, é autodidata e gosta de trocar conhecimentos com as pessoas. Trabalhou em restaurantes importantes em Portugal e na Espanha. No Brasil, foi subchef do Clube Pinheiros, em São Paulo. É o fundador do Gastronomia Periférica, vencedor dos prêmios Responsabilidade Social, da revista Prazeres da Mesa, e do Gourmand 2020. Também foi finalista do Prêmio Jabuti 2019 e curador do Festival Sabor da Quebrada e Dois Lados da Ponte, além de ter escrito o livro Por que Criei a Gastronomia Periférica, lançado em 2018. Faz parte do Observatório da Gastronomia de São Paulo.
Polly Marinho
É carioca, atriz e cantora. Iniciou sua carreira na novela Caminho das Índias, na qual ganhou o prêmio de Atriz Revelação. Logo depois, integrou o elenco de Malhação ID” (2009) e Aquele Beijo (2011). No cinema, atuou em Amor por Acaso (2010) e Billi Pig (2012). Foi vencedora do programa culinário Que Marravilha e é uma entusiasta da comida brasileira.
Roninho
É dono da mais famosa quitanda de Minas Gerais, a Mercearia Paraopeba, que se tornou referência para grandes chefs de cozinha e cuja fama vem rompendo fronteiras internacionais. Fincado no coração de Itabirito, a 55 km de Belo Horizonte, o pequeno estabelecimento aceita dinheiro, vende fiado e pratica o escambo – troca de uma mercadoria por outra – atraindo assim cada vez mais turistas à cidade natal de Telê Santana.
Clarisse Duarte
Apesar de morar em São Paulo, traz suas raízes amazônicas em seu sangue e em seus pratos. Nascida em Belém do Pará, ficou conhecida ao participar da quinta temporada do MasterChef. É formada em moda e trabalhou como relações públicas de grandes marcas de luxo. Após tirar um período sabático e viajar pelo mundo, descobriu que a gastronomia é o caminho que quer trilhar daqui para frente. Para ela, o MasterChef foi apenas o primeiro passo nessa jornada. Desde março de 2019, se tornou apresentadora na plataforma Tastemade Brasil.
Carlinhos Carneiro
Figura conhecida na noite gaúcha, é músico, jornalista, escritor, ator e modelo. Além de vocalista e principal compositor da banda de rock Bidê ou Balde, com a qual circulou por todo o Brasil e América Latina, também é fundador do Império da Lã, uma banda sem formação, repertório ou estilo fixo.
Edvana Carvalho
É atriz, já participou de novelas da Globo e séries da HBO, e atua bastante no teatro. Na Bahia, é uma figura muito conhecida e admirada. Ama gastronomia e, como uma boa taurina, diz que adora comer e cozinhar. Ativista, luta pelos direitos dos negros e das mulheres.