Na reta final da novela Pantanal, Aline Borges contou detalhes de como se sentiu com o processo de amadurecimento da personagem na trama de Bruno Luperi. A atriz declarou que Zuleica errou em algumas situações e que foram essas escolhas que fizeram que a personagem sofresse depois.
“Zuleica errou quando escolheu ficar com Tenório lá atrás. Mas a arte imita a vida e é preciso que por meio dela a gente reflita a nossa sociedade, as opressões, esse lugar da mulher que acaba subjugada e se permitindo passar por opressões de homens que têm o pensamento cômodo. Tenório acha que mulher é menor, que mulher nasceu para servir”, pontuou a artista em conversa com a Quem.
Aos 47 anos, Aline Borges destacou que não aceitaria viver o mesmo que a personagem. “Hoje, com a minha consciência, jamais. Mas tenho 47 anos; aos 20, eu tive uma relação abusiva. Eu me coloquei em situações não parecidas com a de Zuleica, mas tão ruins quanto. Foram situações em que não consegui enxergar o meu valor porque eu estava ali para apoiar aquele homem”, detalhou a artista.
Como a vida imita a arte, a atriz detalhou que recebe inúmeras mensagens de telespectadoras que passam pelo mesmo. “Até me surpreende muito a quantidade de pessoas relatando casos muito parecidos com o dela. Teve uma internauta que disse ‘eu sou filha de uma mulher que é a Zuleica, que foi a vida inteira a segunda mulher, a outra’. É uma história complicada, que acontece o tempo todo”, declarou.