Amauri Soares, diretor da TV Globo e Afiliadas, irá presidir a cerimônia de gala que marca a 50ª edição do Emmy Internacional. A decisão de nomear o profissional como Gala Chair da premiação foi anunciada pela Academia Internacional de Artes e Ciências da Televisão na última sexta-feira (23). O evento, que acontecerá no dia 21 de novembro, em Nova York, revelará os vencedores, em 15 diferentes categorias, de produções feitas exclusivamente para TV fora dos Estados Unidos, além de conteúdo de língua não inglesa produzido para a TV americana.
“Amauri é parte essencial na programação da TV Globo e do crescimento estratégico geral do grupo no Brasil e no mundo há 35 anos. Ele é um excelente jornalista, radialista e executivo que fez muitas contribuições para a Academia Internacional, e estamos orgulhosos de tê-lo como nosso Gala Chair de 2022”, diz Bruce Paisner, presidente e CEO da International Academy of Television Arts & Sciences.
“O Emmy Internacional é a principal plataforma global de excelência na televisão internacional. E como a academia é uma comunidade de profissionais de televisão, foi muito gratificante saber que o convite para fazer o discurso de 50 anos do Emmy partiu de colegas, de gente do mundo inteiro que faz o mesmo que eu, o que torna a ocasião ainda mais especial pra mim. É uma honra presidir a cerimônia nesta importante edição de 50 anos, e tenho orgulho de dizer que a Globo faz parte disso desde o início”, afirma Soares.
De acordo com comunicado da Globo enviado ao TV Pop, Amauri Soares presidirá as homenagens da noite em que a Academia apresentará dois prêmios especiais. Ava DuVernay, diretora, escritora e produtora de cinema, que receberá o International Emmy®️ Founders Award, e Miky Lee, vice-presidente do CJ Group e fundadora do CJENM, o principal estúdio de cinema e televisão da Coreia, será contemplada com o International Emmy®️ Directorate Award.
Formado em Jornalismo pela Universidade do Estado de São Paulo (Unesp) em 1987, Amauri Soares começou a carreira como estagiário da TV Tem, afiliada da Globo em Bauru, onde atuou como repórter, editor, apresentador e chefe de redação em diversos programas locais da emissora. Em 1989, assumiu o posto de editor-executivo do Bom Dia São Paulo. Foi diretor de Jornalismo em São Paulo, diretor executivo da então Central Globo de Jornalismo, em 2001, e, no ano seguinte, diretor da Globo Internacional, sediada em Nova York.
Em 2007, Amauri voltou ao Brasil para assumir o cargo de diretor de Projetos e Eventos Especiais da emissora e a coordenação da Globo Rio. Em 2013, tornou-se diretor da Central Globo de Programação. Em 2020, após a reestruturação das empresas do Grupo Globo, tornou-se diretor do canal TV Globo. Em novembro do ano passado, Amauri Soares assumiu também o comando da rede de afiliadas da Globo. Ele é irmão do repórter Paulo Renato Soares, substituto eventual de William Bonner no Jornal Nacional.