Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.
NOVO ROUND

Emissoras definem programação para horário eleitoral do segundo turno

Imagem com foto de Eduardo Oinegue, âncora do Jornal da Band
Eduardo Oinegue; âncora do Jorna da Band; emissoras fazem ajustes na programação para horário eleitoral do segundo turno (foto: Reprodução/Band)

Compartilhe:

A partir desta sexta-feira (7) o horário eleitoral gratuito retorna à grade de programação das emissoras de rádio e televisão para o segundo turno das eleições 2022, marcado para 30 de outubro. Na nova etapa da campanha, o tempo será dividido igualmente entre os candidatos à presidência e governador. Como em algumas regiões a disputa para governador já foi definida no primeiro turno, os canais de televisão terão que distribuir sinais diferentes para atender às necessidades da rede de afiliadas.

A propaganda para Presidência da República será veiculada de segunda a sábado, das 13h às 13h10, no bloco da tarde, e das 20h30 às 20h40, na faixa da noite, com cinco minutos para a campanha do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e outros cinco para as propostas do presidente Jair Bolsonaro (PL), que busca a reeleição. No rádio, o horário eleitoral de presidente será veiculado das 7h às 7h10, na parte da manhã, e das 12h às 12h10, no início da tarde.

Nesta eleição, haverá segundo turno na disputa pelo governo estadual em 12 unidades da federação: Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, Paraíba, São Paulo, Pernambuco, Bahia, Amazonas, Alagoas e Sergipe. Os pleiteantes poderão veicular o programa eleitoral na televisão das 13h10 às 13h20 e das 20h40 às 20h50. No rádio, 7h10 às 7h20 e das 12h10 às 12h20. Além disso, as emissoras devem reservar, de segunda a domingo, 25 minutos para cada cargo em disputa para veiculação das inserções de 30 e 60 segundos ao longo da programação.

Segundo a Resolução TSE (Tribunal Superior Eleitoral) nº 23.610/2019, artigo 62, o candidato que obteve maior votação no primeiro turno será o primeiro a se apresentar, seguindo a alternância da ordem a cada programa ou inserção. Os candidatos a presidente e governador estão liberados desde às 17h da última segunda (3) para fazer propaganda eleitoral por alto-falantes ou amplificadores de som –das 8h às 22h–, distribuição de material gráfico, caminhada, carreata ou passeata, acompanhada ou não por carro de som.

Na Globo, o Jornal Hoje e o Jornal Nacional contarão com blocos extras para as regiões onde não haverá disputa para o governo estadual. De acordo com informações da coluna do jornalista Flávio Ricco, do portal R7, o SBT adotará o mesmo expediente no horário nobre e produzirá uma versão estendida do SBT Brasil entre 20h40 e 20h50, assim como a Band, com o Jornal da Band. Na Record, o JR passará a ser exibido das 19h45 às 21h15. No caso do canal do bispo Edir Macedo, também será disponibilizado um sinal com dez minutos do noticioso para estados sem segundo turno. A RedeTV! informou que vai recorrer “aos melhores momentos de uma produção da casa”. Na TV Cultura, as afiliadas terão liberdade para definir como ocupar o espaço onde não haverá propaganda eleitoral para governador.

Compartilhe:

O TV Pop utiliza cookies para melhorar a sua experiência.