A participação de Grazi Massafera na novela Travessia foi um dos pontos mais comentados da primeira semana da trama de Gloria Perez. A autora revelou em conversa com o podcast Papo de Novela que a participação da atriz não acabará no primeiro episódio e declarou que a personagem da artista é quem conduz a história.
“A Grazi protagonizou o primeiro capítulo. Flashback vai ter muito! Vocês não viram a força que essa mulher tem? Ela conduz a história, separa dois amigos”, contou a autora sobre Débora, personagem de Grazi Massafera. No papel, a atriz se envolve com os sócios Guerra (Humberto Martins) e Moretti (Rodrigo Lombardi).
Gloria Perez revelou quais eram as expectativas dela sobre a estreia de Travessia e pontuou que alcançou o que desejava. “A minha expectativa era que fosse um novelão, recebido como um novelão, daqueles que os brasileiros sempre gostaram de ver, e que causasse um impacto. E eu fiquei feliz, porque acho que causou”, refletiu.
Um destaque de Travessia é a tecnologia como pano de fundo da história. A autora destacou que é um assunto em que ela se interessa e tenta trazer para as tramas que escreve. “Eu gosto de contar as histórias a partir do avanço das tecnologias. Em todas as minhas novelas, esse é o pano de fundo. É muito interessante que cada tecnologia nova vai introduzir novos dramas e conflitos, grandes mudanças no nosso comportamento. Você vai viver ou assistir dramas que você não viu as gerações anteriores viverem. Tudo isso me impressiona”, disse. A autora sempre traz assuntos que se tornam referência para a grande massa como inseminação artificial em Barriga de Aluguel (1990), com as chamadas de vídeo em Explode Coração (1995) e com clonagem humana O Clone (2001).