Em nova ofensiva contra as emissoras de televisão, o Ministério da Justiça e Segurança Pública decidiu mudar a classificação indicativa de uma novela do SBT. Por determinação da pasta do governo de Jair Bolsonaro (PL), o canal de Silvio Santos terá que alterar a recomendação de público de Cúmplices de um Resgate (2015), folhetim infantil protagonizado por Larissa Manoela que está sendo reprisada no horário nobre. A Netflix, que disponibiliza a história em seu catálogo, também terá que acatar a decisão. A Desalmada (2021) e Poliana Moça, tramas inéditas, também já foram reclassificadas pelo MJ neste ano.
Em despacho publicado no Diário Oficial da União da última terça-feira (11), a Coordenação de Política de Classificação Indicativa diz que “foi recebida denúncia de cidadão especificando a existência de conteúdos inconsistentes com a classificação outrora atribuída”. Também informa que “foi identificado que a denúncia tinha relevância e que, realmente, existia motivo para a realização de nova análise”.
Com isso, a novela Cúmplices de um Resgate deixará de ser exibida com o selo “livre para todos os públicos” e passará a adotar a classificação “não recomendado para menores de 10 (dez) anos”, por conter violência e drogas lícitas. Ainda de acordo com a decisão, “a nova classificação etária, com os devidos descritores de conteúdo, deve ser utilizada em qualquer plataforma ou canal de exibição de conteúdo classificável em até 5 (cinco) dias corridos” após a notificação. Em seu site, o SBT já alterou o selo da novela na página da programação.
Em junho, a novela inédita Poliana Moça também teve sua classificação indicativa alterada pelo Ministério da Justiça. A recomendação pretendida pelo canal paulista era livre para todos os públicos, mas o órgão analisou os capítulos do folhetim de Iris Abravanel e, agora, considera a trama também como imprópria para menores de 10 anos. Segundo o documento assinado pelo coordenador de política de classificação indicativa, o folhetim protagonizado por Sophia Valverde e Igor Jansen possui “violência, atos criminosos e drogas lícitas”.
Cúmplices de Um Resgate conta a história das gêmeas Manuela e Isabela, interpretadas por Larissa Manoela, que são separadas no nascimento e se reencontram após doze anos, e então decidem trocar de lugar. Isabela é rica e mimada, está acostumada a viver no luxo, rodeada de empregados e muitas mordomias, mas não tem amigos e vive em conflito com sua mãe Regina, que mandou roubá-la quando ela nasceu. Manuela é doce, meiga, gentil e muito talentosa para a música e tem uma voz encantadora. Ela vive uma vida feliz no Vilarejo dos Sonhos, em que mora com sua avó Nina, sua tia Helena e sua mãe Rebeca, que dá muito amor e carinho a filha por ela nunca ter tido um pai. Ela é a mãe biológica das duas garotas, mas nunca soube que teve gêmeas.