Após o anúncio da fusão das suas plataformas de streaming HBO Max e Discovery+, a Warner Bros. Discovery dará continuidade nas mudanças de diversos projetos do conglomerado de mídia. Na última terça-feira (11), a companhia oficializou a fusão dos estúdios de animação Cartoon Network e Warner Bros. Animation. Em comunicado interno, a executiva Channing Dungey explicou que as equipes da Warner Bros. Animation e a Cartoon Network Studios serão fundidas com o objetivo de consolidar a divisão de animação.
Segundo informações do site especializado Collider, as equipes de desenvolvimento e produção da Warner Bros. Animation (WBA) e Cartoon Network Studios (CNS) serão unificadas. Apesar de os dois estúdios passarem a ser um só, serão mantidos os seus rótulos distintos, em movimento citado como “realinhamento estratégico”. Antes, três estúdios de animação, incluindo a Hanna-Barbera Studios Europe, já compartilhavam programação, elenco, assuntos jurídicos e comerciais, mas agora as equipes de desenvolvimento e produção de WBA e CNS serão fundidas.
De acordo com memorando da Warner Bros. Discovery, a Hanna-Barbera Studios Europe seguirá com uma equipe separada. No entanto, os três times de animação continuarão sendo liderados pelo mesmo executivo, Sam Register. A informação da fusão entre os estúdios de animação da Warner surgiu após o anúncio de diversas demissões de funcionários na área de televisão nos Estados Unidos. A reestruturação da companhia encerrou um programa de incentivo a jovens roteiristas, o Stage 13, que funcionava há 40 anos para treinar aspirantes a escritores e diretores.
Com a decisão, cerca de 19% da força de trabalho dos estúdios de roteiro e animação foram cortados. Além dos cortes de pessoal, outras 43 vagas que estavam abertas foram fechadas, resultando no corte de 125 empregos. Desde a fusão com a Warner, a Discovery enfrenta um grande cancelamento de produções milionárias para evitar a perda de bilhões de dólares. Segundo a Variety, Channing Dungey informou que as mudanças ocorrem em razão da necessidade de corte de gastos. Entre os meses de agosto e setembro, o grupo já tinha cortado 170 empregos de pessoas envolvidas com programação, realities culinários e elenco internacional. A intenção da companhia é economizar 3 bilhões de dólares.