Viver a Vida conta a história de Helena (Taís Araújo), que é uma modelo de fama internacional, no auge da carreira, mas que resolve largar tudo para se casar com o empresário Marcos (José Mayer), ex-marido de Tereza (Lília Cabral), uma mulher amargurada, que não superou o fim do casamento de trinta anos.
Da união de Marcos e Tereza, eles tiveram duas filhas legítimas — a mimada e ambiciosa Luciana (Alinne Moraes) — modelo e rival de Helena nas passarelas — e a Isabel (Adriana Birolli), enquanto a filha caçula, a doce e bondosa Mia (Paloma Bernardi), foi adotada ainda na infância.
O relacionamento de Helena e Marcos não é bem aceito por Tereza, que não se conforma que o ex-marido seguiu a vida após o processo de divórcio e está com uma mulher vinte anos mais jovem que ela.
Luciana também não aceita o novo relacionamento do pai, já que terá que aturar sua inimiga como sua madrasta. Durante uma viagem de trabalho na Jordânia, Helena é constantemente provocada por Luciana e decide proibir a enteada de seguir viagem no mesmo carro que ela, obrigando Luciana a seguir viagem em um ônibus.
No entanto, o ônibus acaba colidindo durante o trajeto e Luciana é arremessada para fora do veículo, sofrendo um grave impacto e ficando em estado crítico. Ao ser transferida de volta ao Brasil, Luciana descobre que perdeu o movimento dos braços e das pernas com o acidente.