William Bonner faz apelo contra fake news durante o Jornal Nacional

NOTÍCIA DO DIA

Durante o Jornal Nacional desta sexta-feira (1), William Bonner fez um forte discurso contra a propagação de fake news, que tem prejudicado a vacinação infantil, minando a confiança nas instituições da República e no processo eleitoral.

NOTÍCIA DO DIA

“O mal que as fake news fizeram à saúde, atemorizando mães e pais com mentiras sobre vacinas, representaram um retrocesso enorme em conquistas que o Brasil levou décadas para alcançar. Mas isso é só um exemplo do perigo dessa disseminação de mentiras”, iniciou o âncora e editor-chefe do telejornal mais assistido do país.

NOTÍCIA DO DIA

“Porque da mesma forma que ameaçam a saúde das crianças, as fake news tentam minar a confiança dos cidadãos nas instituições da República, no processo eleitoral, na democracia”, continuou o jornalista, destacando que é necessário sempre estar atento para não colaborar com a propagação de informações falsas, além de alertar que é preciso verificar a veracidade de determinada notícia.

NOTÍCIA DO DIA

“É preciso estar atento para não colaborar, mesmo sem querer, com essas fraudes. Porque uma informação que chega pela rede social pode ter sido enviada com esse propósito. E se todo mundo procurar investigar a veracidade da informação num órgão da imprensa profissional antes de compartilhar, as fake news não vão se espalhar”, disse o jornalista.

NOTÍCIA DO DIA

“Os seus amigos e parentes não vão ser enganados, e a democracia não vai sofrer abalo nenhum”, disse ele como forma de alerta, para evitar o compartilhamento de informações sem checagem.

NOTÍCIA DO DIA

“Todo mundo pode separar o joio do trigo, a mentira da verdade, o boato malicioso da notícia legítima. A imprensa profissional oferece a todo mundo os instrumentos para saber o que é fato e descartar o que é fake”, finalizou William Bonner.

NOTÍCIA DO DIA