Juma volta para casa e descobre a verdade sobre Muda

PANTANAL

Juma e Jove voltarão do Rio de Janeiro. Sabendo de seu retorno, Muda a irá esperar na chalana. Ao se abraçarem, a onça falará que ficou muito preocupada da menina ter ficado sozinha na tapera.

PANTANAL

A moça concordará e dirá que também ficou, por isso veio viver na fazenda, trazida por Tibério. Ao ver que a amiga não é Muda, as duas conversarão pela primeira vez.

PANTANAL

A menina lhe contará que atirou no Velho do Rio, por medo da onça. Jove lhe perguntará como ela conseguiu recuperar a voz e a menina explicará que foi no momento que a onça atacou a tapera :”Num era uma onça quarqué.

PANTANAL

Era a Maria Marruá! E ela tava braba… Por causa que ocê levo a Juma s’embora… E ela pensô que fui eu”. Juma ficará indignada pela amiga ter tentado atingir o animal que acredita possuir o espírito de sua mãe.

PANTANAL

Trindade tentará acalmar os ânimos dizendo que só viu o Velho do Rio baleado. A menina se defenderá dizendo que achou que era a onça. Juma a questionará novamente, se ela ia matar a sua mãe e revoltada, falará que havia confiado na menina e partirá para cima da amiga.

PANTANAL

Trindade irá separá-las, explicando que a menina só quis se defender, que ela não tinha culpa.

PANTANAL