Após perceber que Muda não irá ajudá-lo, o Velho do Rio, muito ferido, tentará chegar na beirada da água. Mas antes de conseguir chegar perto, o homem encontrará um peão violeiro, que tem um pacto com o diabo, que lhe oferecerá água.
Sem fazer questionamentos sobre o estado do homem, irá ajudar o homem a beber a sua água. Com muitas dificuldades para falar, a água ajudará o senhor, a se explicar para o matuto.
O peão que se chama Trindade, irá explicar ao senhor que só será possível extrair a bala se for na ponta da faca. O velho sem saída aceitará e lhe dirá para que ele faça o que for possível.
Trindade percebendo a situação perigosa do velho, lhe dirá que possui um pacto com o diabo. O doente sem saída, lhe falará para fazer o que tiver que ser feito, que ele conseguirá o que o diabo tinha lhe prometido.
Rapidamente, o homem arrancará a bala do peito do velho e irá buscar mais água para que ele sare mais rápido. Na hora em que voltar, não o encontrará mais, só uma sucuri que rastejará para o rio.