O CRAVO E A ROSA
Petruchio pede para todos se reunirem na sala, pois quer conversar algo muito sério e que vai precisar da ajuda de todos. Calixto lhe dirá que está ficando preocupado. O matuto lhe dirá que tem muitos motivos mesmo para se preocupar, mas que a conversa será simples e triste por demais.
O CRAVO E A ROSA
O grosseirão lhes contará que foi buscar todos os fregueses que eles tinham, até os mais antigos. E infelizmente no mundo em que estamos vivendo, ninguém se importa com velhas amizades. Ninguém mais quer comprar os queijos deles.
O CRAVO E A ROSA
Eles perderam toda a freguesia por causa dos rumores de que o queijo deles estava muito ruim. Catarina falará que tem muita gente fazendo queijos a preços mais baratos e agora que a fama se espalhou, os fregueses se foram.
O CRAVO E A ROSA
Calixto perguntará sem vender queijos, como irão sobreviver, o fazendeiro dirá que não sabe. Mas para o momento terão que economizar em tudo, para não passarem fome e não deixarem os bois e as vacas morrerem também.
O CRAVO E A ROSA
Lindinha irá pegar uma das suas joias e perguntará se o matuto quer. Petruchio achará a história estranha e a levará para mostrar ao tio. A moça mentirá dizendo que foi presente de Januário.
O CRAVO E A ROSA