O velho do rio mata o assassino de Maria Marruá

PANTANAL

depois de matar Maria Marruá, Lucio começa a pressionar Muda para que acabe com Juma, pois só assim os dois terminarão a vingança e não sobrará ninguém para se vingar, mas a moça, lhe pedirá mais tempo para pensar.

ALÉM DA ILUSÃO

O moço não vê a hora de pegar o seu dinheiro e sumir, pois, enquanto isso, na casa da fazenda, os peões estão bem desconfiados do jagunço que tenta o tempo todo disfarçar a que veio.

ALÉM DA ILUSÃO

Muda após pensar muito, desistirá de se vingar de Juma, e não irá ao encontro de Lucio, com quem tinha combinado de fugir. Enquanto aguarda, o rapaz dará de cara com o velho do rio.

ALÉM DA ILUSÃO

O rapaz se assustará e lhe perguntará: “Quem é ocê? Que que ocê qué, diacho?!”. O velho lhe sorrirá e não responderá. O capanga então se virará para pegar uma faca, mas o homem terá sumido.

ALÉM DA ILUSÃO

Ele sobressaltado dirá para si mesmo: “Que qué isso, home?! Ocê tá ficâno maluco?! Agora deu pra vê assombração… Ele se acalmará e guardará a faca. Sem perceber, uma sucuri que estava nos seus pés, lhe dará um bote, cravando os dentes e se enrolando no corpo do homem, até ele parar de se debater e sumir no rio.

ALÉM DA ILUSÃO