Incomodado com os baixos índices de audiência em praticamente todos os programas de sua emissora, o dono do Baú retornará de seu período sabático com uma extensa lista de novas atrações na bagagem — e uma delas será comandada por ele próprio.
Há exatos 20 anos, o formato por pouco não desembarcou no Brasil pelas mãos da Globo: a líder de audiência chegou a um acordo com a BBC para adquirir a atração, inicialmente planejada para ser um quadro do Domingão do Faustão (1989-2021).
No entanto, o desempenho de Fausto Silva no game show não agradou aos executivos da emissora, que trocaram o comunicador por Pedro Bial ainda durante a gravação de pilotos.
De acordo com uma reportagem publicada por Daniel Castro, atual publisher do site Notícias da TV e então colunista da Folha de S.Paulo, a BBC não permitia que o formato sofresse modificações em suas versões internacionais.
A Globo, que chegou a oficializar a chegada de O Elo Mais Fraco para veículos de imprensa, voltou atrás e adiou a estreia da atração por “intransigências” vindas dos executivos britânicos.
O adiamento, porém, virou cancelamento. Conforme noticiado por Castro, o programa de perguntas e respostas tinha chance nula de voltar a ser feito pela emissora.
Duas décadas depois, a situação de Weakest Link é completamente diferente: o formato passou a ser comercializado pela Fremantle, e não mais pela BBC, e tampouco faz o sucesso de outrora no mercado internacional.
A reportagem do TV Pop apurou que Silvio Santos ordenou que os executivos do SBT comprassem o formato há cerca de 60 dias. As negociações com a Fremantle progrediram rapidamente e O Mais Fraco Vai Embora já está em fase avançada de pré-produção, com a confecção de cenários e montagem de identidade visual.