2021 pode ser o último ano com transmissões do Campeonato Paulista na Globo. A Federação Paulista de Futebol já procura parceiros no mercado para um novo modelo de acordo a partir de 2022, dando fim ao contrato de exclusividade que a empresa tinha para explorar os jogos na TV aberta, TV por assinatura e em plataformas de pay-per-view.
De acordo com informações da coluna de Rodrigo Mattos no UOL, e confirmadas pela reportagem do TV Pop, a FPF decidiu dar fim ao pacote que comercializava todos os jogos do Paulistão e, a partir do próximo ano, comercializará as partidas por meio de pacotes avulsos, em um modelo semelhante ao adotado pela NFL nos Estados Unidos.
Atualmente, a Globo paga R$ 225 milhões anuais para a Federação Paulista de Futebol. Nenhuma outra região recebia valores tão elevados da emissora, que tem reduzido consideravelmente os seus investimentos no setor esportivo, abrindo espaço para as redes concorrentes, como o SBT e a Band.
No Brasil, o modelo de comercialização que será praticado pelo Paulistão a partir da temporada de 2022 já era adotado pela Copa do Nordeste. O torneio teve pacotes de jogos diferentes vendidos para a emissora de Silvio Santos e para a Fox Sports e, a partir dessa temporada, terá um canal de pay-per-view disponível na Sky.
A Globo deverá entrar na disputa para manter os direitos de transmissão do Paulistão, mas é sabido nos bastidores que a emissora não está disposta a gastar uma quantia semelhante ao que foi desembolsado nos últimos anos. Não seria uma surpresa que o campeonato ganhasse uma nova casa, como aconteceu com o Cariocão, que deverá ser transmitido pelo SBT a partir deste ano. A rede, vale lembrar, bateu recordes de audiência com a final da Libertadores, chegando a picos de 32,1 pontos em São Paulo — antes da pandemia, a competição era transmitida pelo canal da família Marinho.