No ar desde 19 de janeiro, superprodução bíblica Gênesis garantiu a vice-liderança de audiência para a Record no mercado nacional em seu primeiro mês de exibição (até o dia 19/02). De acordo com dados divulgados pela emissora, em projeção de índices ao universo do Atlas de Cobertura da Record TV 2020** (de abrangência mais vasta que o PNT), a trama marcou, no mercado Nacional, média de 13,7 pontos com share de 21%, enquanto o SBT ficou nos 5,6 pontos e share de 8%.
A novela, escrita por Camilo Pellegrini, Raphaela Castro e Stephanie Ribeiro e com direção-geral de Edgard Miranda, já foi assistida, pelo menos um minuto, por 80 milhões e 380 mil telespectadores na projeção de cobertura da Record TV em todo o Brasil, o equivalente a 38 milhões e 909 mil casas no país.
Em São Paulo, desde a estreia até o dia 19 de fevereiro, a trama já foi assistida ao menos por um minuto por 8 milhões e 671 mil telespectadores, o equivalente a 4 milhões e 641 mil lares. A média geral da novela neste período de exibição, invicta na vice-liderança isolada, ficou em 14,1 pontos, com share de 21%. O SBT obteve 6 pontos de média.
No Rio de Janeiro, a novela fechou o período com média de 13,9 pontos e share de 21%, contra 4,8 pontos do SBT. Em Belém, Gênesis registrou média de 17,9 com share de 27% contra 3,7 pontos da terceira colocada. Em Goiânia, a novela é líder com 18,7 pontos de média e share de 29%.
Em Salvador, marcou média de 18,1 pontos com share de 28% enquanto a emissora terceira colocada, o SBT, marcou média de 4,5 pontos. No Recife, a trama manteve o segundo lugar absoluto com vantagem de mais de 12 pontos sobre a terceira colocada: 15,5 pontos de média e share de 26% contra os 3,3 pontos do canal de Silvio Santos.
Em Manaus, a média de Gênesis foi de 14,1 pontos e share de 19%. Já a concorrente em terceiro lugar ficou com média de 4,6 pontos. Em Vitória, marcou média de 13,6 pontos e share de 23% no período mencionado, contra 6 da terceira colocada.
Já em Curitiba, marcou média de 12,9 pontos e share de 19%, ou seja, mais que o dobro de audiência da terceira colocada que registrou média de 6,1 pontos. Em Campinas, fechou o primeiro mês com média de 12,1 pontos e share de 19% contra os 4,4 pontos da terceira colocada.
No Distrito Federal, fechou o período com o placar 11,2 x 4,2. O share foi de 17%. Em Belo Horizonte, registrou média de 11,6 pontos e share de 18%, contra os 6,8 pontos de média da outra emissora. Por fim, em Porto Alegre, consolidou o segundo lugar isolado com 9,5 pontos e share de 14%, contra os 4,9 pontos da concorrente.