Após negociações com a Endemol Shine Brasil, o canal Viva garantiu a liberação da reprise das duas primeiras temporadas do Big Brother Brasil, originalmente produzidas pela Globo em 2002. Com o sucesso da primeira temporada, a Globo transmitiu a segunda edição apenas um mês após a grande final que deu a Kleber Bambam o prêmio de R$ 500 mil e um automóvel. Já o BBB2 foi vencido pelo treinador de cavalos Rodrigo Caubói, que também levou o prêmio máximo de R$ 500 mil.
As exibições do Big Brother Brasil no Viva começam em 11 de maio e irão ao ar de segunda a sábado, às 19h30, e aos domingos, às 23h45. A segunda temporada será exibida ao término da primeira edição. O objetivo do canal pago é reapresentar todas as temporadas do programa. Será a primeira vez que o reality show da Globo ganhará uma reprise na televisão.
A Globo recebeu na época cerca de 500 mil inscrições de candidatos para a primeira edição do BBB. A seleção dos participantes foi feita após uma campanha publicitária, em dezembro de 2001, veiculada na televisão, no rádio, em outdoors e nos principais jornais do país. Além das inscrições voluntárias, havia olheiros da emissora encarregados de encontrar pessoas com perfis diferentes para integrar o programa.
Em janeiro de 2002, todos os 12 participantes já estavam selecionados: o artista plástico Adriano; a modelo Vanessa; o cabeleireiro Sérgio; o cantor André; a empresária Alessandra; a webdesigner Xaiane; a assessora de imprensa Cristiana; o modelo Caetano; a atriz e modelo Helena; a videografista Estela; o dançarino e ex-vendedor de cocos Kleber; e o empresário Bruno.
A primeira temporada durou 64 dias e o público escolheu o vencedor dentre os três finalistas Kleber, André e Vanessa. André ficou em terceiro lugar, com 11% dos votos; Vanessa, em segundo, com 21%; e Kleber Bambam recebeu 68% dos votos e levou o prêmio.
O jornalista Pedro Bial e a atriz Marisa Orth, a eterna Magda de Sai de Baixo, foram chamados para fazer a apresentação do programa. Depois de algumas semanas, Marisa Orth deixou a equipe, e Pedro Bial se consolidou na apresentação sozinho. Em 2017, Tiago Leifert sucedeu Pedro Bial no comando do Big Brother Brasil.
É FOGO NO PARQUINHO 🔥 Dia 11 de maio estreia da primeira edição do Big Brother Brasil no VIVA. De segunda a sábado às 19h30 e domingo às 23h45 ✨ #BBBNoVIVA pic.twitter.com/FxlfeXE7wH
— VIVA (@canalviva) March 31, 2021