O Jornalismo da Globo virou alvo de críticas da Prevent Senior. A operadora de planos de saúde, que também possui hospitais em São Paulo, emitiu um longo comunicado para os seus beneficiários nesta segunda-feira (12) acusando a emissora de ter dado palco para “médicos demitidos por terem problemas de conduta” e diz que, diferentemente do informado pela GloboNews na noite de domingo (11), a empresa nunca exigiu que seus pacientes trabalhassem após o diagnóstico positivo para doenças infectocontagiosas.
A reportagem alvo de críticas da companhia, que é uma das líderes no setor de saúde privada do país, foi exibida na Cobertura Especial de Domingo. Durante 10 minutos, o canal de notícias da Globo fez denúncias contra a Prevent Senior, acusando a empresa de forçar médicos doentes a continuarem dando expediente e afirmando que a direção da companhia orientou os seus colaboradores a receitarem medicamentos indicados para o tratamento de câncer de próstata para pacientes com sintomas gripais.
A GloboNews embasou a reportagem com depoimentos de cinco médicos que trabalharam na operadora. Três deles optaram por ter a sua identidade preservada por, de acordo com a emissora, temerem sofrer represálias por parte da empresa. Alguns deles exibiram até mensagens de grupos de WhatsApp com diretores da companhia indicando a prescrição de Flutamida para qualquer paciente que fosse internado em um dos hospitais mantidos pela corporação.
Para a emissora, a Prevent Senior alegou que jamais coagiu os seus médicos a trabalharem doentes e diz seguir todas as diretrizes do Conselho Federal de Medicina. “Entretanto, como não tivemos acesso aos supostos documentos obtidos pela GloboNews, não podemos esclarecer detalhadamente os questionamentos”, afirmou a empresa.
A reportagem do TV Pop teve acesso ao manifesto enviado para os beneficiários da Prevent Senior. A seguir, leia parte do texto recebido pelos assinantes da operadora sobre a reportagem produzida pela Globo:
Queridos amigos e amigas,
Em respeito a todos vocês que fazem parte da família Prevent Senior, temos a obrigação de dar uma satisfação sobre a reportagem exibida na GloboNews neste domingo.
Infelizmente, médicos que haviam sido demitidos por terem problemas de ética e conduta usaram o jornalismo da emissora para propagar informações distorcidas, induzindo-o a erro. Pior: invadiram prontuários de pacientes, o que é crime e fere a ética médica. E se esconderam sob o anonimato para escapar da Justiça.
Os fatos serão esclarecidos pois não cometemos tais equívocos. Em resumo, devemos dizer que nunca prescrevemos nenhum tratamento que seja inseguro. E jamais obrigamos nossos mais de 5 mil médicos em todo o Brasil a receitar remédios e, muito menos, que trabalhassem doentes. Nossos médicos sabem disso, pois são sérios, comprometidos e dedicados.
A Prevent Senior nasceu com o objetivo de cuidar de pessoas. Somos a primeira e única operadora a pensar e trabalhar pela saúde dos adultos+. Com preços justos, e sempre primando pela qualidade de vida dos nossos beneficiários, fomos os únicos a estar ao lado da saúde de vocês pelos últimos 24 anos. São 533 mil vidas sob nossa responsabilidade.
Salvamos mais de 36 mil vidas e continuaremos nosso trabalho incansavelmente. Estamos na luta, por vocês. E com vocês.