Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.

GloboNews ativa grade voadora e muda programação da madrugada de novo

Heraldo Pereira deixa o Jornal das 10 e assume o comando do Bom Dia Brasil (foto: Reprodução/TV Globo)
Heraldo Pereira deixa o Jornal das 10 e assume o comando do Bom Dia Brasil (foto: Reprodução/TV Globo)

Quem disse que os lideres de audiência não passam por perrengues? A GloboNews, líder incontestável dos canais de notícias durante praticamente todo o dia, é a mais recente de prova de que nem tudo são flores. A emissora não tem conseguido acertar a mão com a sua grade depois da meia-noite e, não raramente, chega a ser a rede noticiosa menos assistida durante a madrugada. Em uma tentativa de recuperar o público insone, diversas trocas tem sido feitas na programação — e sem aviso prévio, em expediente que lembra as mudanças de Silvio Santos no SBT.

Nas redes sociais, as reclamações de assinantes insatisfeitos tem se multiplicado a cada modificação. A mais recente delas foi feita na madrugada de segunda-feira (13) para terça-feira (14): o canal de notícias sacrificou a edição ao vivo do Jornal GloboNews que ia ao ar às 3h30 e fez uma verdadeira revolução na grade. A Edição da Meia-Noite ganhou mais 15 minutos de duração e passou a ser o último jornal ao vivo da grade diária, com término por volta de 1h45.

Na sequência do noticioso de Erick Bang e Ricardo Abreu, a emissora decidiu apostar em versões compactadas dos telejornais exibidos no horário nobre. A maratona de reprises inicia com os melhores momentos da Edição das 18, que vai ao ar entre 1h45 e 3h20. Na sequência, é a vez do Em Pauta: antes reprisada da 1h30 às 3h30, o programa foi despromovido e agora termina às 4h45. Por fim, aparece um Jornal das 10 retalhado, com apenas 75 minutos no ar.

O telespectador, coitado, é pego desprevenido com as mudanças. A GloboNews não se deu ao trabalho de alterar a programação disponível no aplicativo dos canais por assinatura da Globo, e tampouco enviou a sua nova grade para as operadoras de TV por assinatura. No início de março, o canal de notícias já havia iniciado a reformulação de suas madrugadas e deixou até mesmo os apresentadores perdidos, ao ponto de não saberem o que iria ao ar depois.

Nos bastidores, a ideia de um programa ao vivo durante toda a madrugada voltou a ganhar força. A iniciativa, porém, esbarra em uma série de problemas. A equipe da faixa é diminuta e o canal não está disposto a investir na ampliação do quadro de profissionais para viabilizar a ideia, que teria um alto custo. O projeto dificilmente se pagaria, já que até as emissoras de televisão aberta sofrem para conseguir anunciantes durante a madrugada.

Leia mais