A direção do SBT foi surpreendida na terça-feira (4) com mais uma das decisões monoteístas de Silvio Santos. Dessa vez, o dono da emissora decidiu jogar um imenso balde de água fria em todos os seus executivos e, contrariando todas as expectativas, vetou qualquer tipo de evento para festejar o 40º aniversário da rede, que será comemorado em 19 de agosto. A crise atravessada pelo canal, em termos financeiros e de audiência, pesou na tomada da decisão, que também levou em consideração o avanço da crise sanitária que o país atravessa.
Diferentemente dos outros anos, em que a emissora teve que promover um grande corte de funcionários e precisou de aportes de outras empresas do Grupo Silvio Santos para se manter no azul, o SBT não está precisando de mais dinheiro. O caixa da emissora, no entanto, passou a ter apenas uma prioridade bem definida: o canal quer ser a nova referência de cobertura esportiva na televisão brasileira. Diante disso, a ordem é reduzir ao máximo os investimentos em outros setores enquanto os torneios de futebol ainda estão se pagando.
Com a nova ordem de Silvio Santos, o 19 de agosto de 2021 será uma data praticamente normal para o SBT. De acordo com informações do jornalista Flávio Ricco, em sua coluna publicada no portal R7, nem mesmo um evento especial para o mercado publicitário está nos planos da emissora. Nos últimos anos, as tradicionais festanças já haviam sido suspensas, justamente porque havia a expectativa de uma festa marcante para os 40 anos.
Para que a data não passe em branco, os executivos da emissora planejam fazer barulho usando justamente os investimentos feitos pela rede na cobertura esportiva. As transmissões da Liga dos Campeões, que pertencerá ao canal até 2024, vão começar justamente durante o mês de aniversário — uma grande campanha publicitária será feita para mostrar que um dos principais torneios de futebol do mundo voltou para a TV aberta.