Subiu no telhado a volta do produção do programa Amigos pela Globo. A atração, que foi um fenômeno nos anos 1990 e teve uma breve releitura em 2019, ganharia uma edição especial no próximo 9 de maio para festejar o Dia das Mães. O projeto, porém, acabou sendo adiado por tempo indeterminado por causa de uma grande confusão entre o departamento comercial da rede e a Brahma, que patrocinaria o show. E qual foi o problema? A emissora apenas se esqueceu de comunicar para as artistas que tinha comercializado o programa para a cervejaria.
O Amigas seria protagonizado por Simone & Simaria, Naiara Azevedo, Maiara & Maraisa e Marília Mendonça. As três primeiras já são patrocinadas pela Brahma e não tinham problemas em vincular os seus nomes com os produtos comercializados pela marca. Marília Mendonça, por sua vez, tem vínculo contratual com outra cervejaria, enquanto Maiara & Maraisa acabaram de lançar o seu próprio rótulo da bebida, que não tem nenhum vínculo com a empresa mantida pela Ambev.
O TV Pop apurou que as artistas descobriram o contrato entre a Globo e a Brahma pelas redes sociais. A emissora, por sinal, foi “forçada” a antecipar a divulgação do especial após a notícia ter vazado antes da hora. Os executivos da rede receberam uma abordagem não muito amistosa da equipe jurídica de uma das envolvidas com outra marca de cerveja, e foram alertados de que ela não participaria da atração e tomaria providências se seu nome fosse vinculado aos produtos da concorrente sem consentimento prévio.
Para evitar uma peleja judicial, a emissora se deu por vencida e preferiu adiar o projeto. A Ambev, que já havia pago parte do evento, terá suas marcas exibidas em outros programas como uma forma de compensação pelo negócio frustrado. “Ainda não foi dessa vez que a gente conseguiu juntar esse timaço de mulheres para um show no Dia das Mães, mas seguimos trabalhamos no projeto e já já a gente traz novidades”, justificou a rede.
Apesar da treta, o Amigas segue cotado para se tornar uma atração fixa na principal rede de televisão do país. Os executivos já estão analisando a viabilidade de transformar o projeto em algo regular para a programação de 2021, seguindo o modelo de programas como o SóTocaTop (2018-2020) e o Estação (2004-2009), e aguardam que o setor comercial consiga viabilizar o projeto sem que haja conflito de interesses entre a rede e as artistas. A emissora tem pressa para escolher projetos para a sua tarde de sábado em 2022, já que o Se Joga só está garantido até dezembro.
A versão original de Amigos surgiu em 1995, ano em que a música sertaneja já estava em alta e contava com duplas que emplacavam um sucesso atrás do outro. Com isso, a Globo decidiu apostar em especiais com os maiores ícones do gênero, e conseguiu juntar Chitãozinho & Xororó, Leandro & Leonardo e Zezé Di Camargo & Luciano durante quatro anos consecutivos, entre 1995 e 1998. 21 anos depois, a emissora conseguiu reunir os cantores para uma releitura do projeto, que foi ao ar na noite de 18 de dezembro de 2019.
Com a colaboração de Gabriel de Oliveira