Há exato um ano, a CNN desembarcava oficialmente no Brasil pelas mãos do jornalista Douglas Tavolaro e do empresário Rubens Menin. De lá pra cá, o canal de notícias conseguiu diversas conquistas que merecem e devem ser relembradas nesta data: muito além dos furos de reportagem, a chegada da grife ao país sacudiu o mercado televisivo e foi responsável por algumas das transferências de profissionais mais midiáticas dos últimos anos — casos de Márcio Gomes, Reinaldo Gottino, Monalisa Perrone, dentre outros — e também reativou a competitividade entre as suas emissoras concorrentes, que estavam nitidamente acomodadas.
Apesar de tudo isso, a CNN não conseguiu conquistar o público em seus primeiros 12 meses no ar. A “maior do mundo” completou seu primeiro ano em um terceiro lugar, sem nunca ter feito cócegas na GloboNews, que ainda é líder entre os canais de notícias do país. Sem dificuldades, a Record News seguiu na vice-liderança: seu mês com menos público nos últimos 12 meses foi o equivalente ao mês de maior audiência da caçula do gênero.
A reportagem do TV Pop teve acesso a um levantamento exclusivo sobre a performance de audiência da CNN Brasil em seu primeiro ano no ar. O canal de notícias teve a sua melhor performance em abril de 2020: com a cobertura do auge da pandemia de Covid-19 no país, a rede alcançou média de 0,13 ponto e foi vista por 91.411 telespectadores.
O pior desempenho da emissora foi registrado em outubro, exatamente um mês antes de promover as estreias de Carla Vilhena, Márcio Gomes e Glória Vanique. Foram 35.158 telespectadores, o equivalente ao índice de 0,05 ponto — apenas um centésimo separou a rede do arredondamento para o traço literal. A chegada do trio deu um novo fôlego para a rede, que saltou para 63.285 telespectadores em novembro, índice que não era obtido desde maio.
O fôlego, porém, durou pouco. O ano de 2021 chegou junto com uma tendência de crescimento da Record News, que se consolidou com mais do que o dobro de telespectadores da rival: em fevereiro, o canal do Grupo Record (que também conta com transmissão na TV aberta) teve uma vantagem de 57.280 pessoas para a CNN Brasil, mais que o público do BandNews TV durante todo o mês.
A GloboNews, que não foi citada em praticamente nenhuma parte deste texto, teve uma liderança mais do que inabalável durante todo o primeiro ano da rival. A rede até teve alguns percalços pontuais, teve que mudar a grade algumas vezes para frear bons momentos da CNN Brasil e da Record News, mas nenhum dos outros canais conseguiu chegar perto do primeiro posto nas médias mensais, conforme mostram as tabelas a seguir.